CONDIÇÕES PARA UMA GRANDE OBRA DE ARTE: O REALISMO ESTÉTICO EM GEORG LUKÁCS
RESUMO:
Dentro do seu caminho teórico que teve como finalidade a definição de uma ontologia do ser social, o filósofo húngaro Georg Lukács chegou a definições de uma teoria estética com base marxista. Tendo como base os materialismos histórico e dialético para analisar a produção artística, grandes contribuições do socialismo científico, Lukács estudou a evolução da arte desde o momento em que a mesma atingiu sua autoconsciência, ou seja, o homem produziu arte com consciência disso, e não como algo apenas utilitário. O autor diferenciou a forma de refletir o cotidiano através do estético em relação às reflexões realizadas por ciência e, como resultado desse processo, definiu categorias como particularidade e tipicidade. Principalmente através da sua teoria do espelhamento estético do cotidiano, formou a teoria do realismo estético, cujas obras de autores como Honoré de Balzac e Stendhal são identificadas e analisadas como grandes obras de arte, mesmo que a época não fosse propícia para isso.
PALAVRAS-CHAVE: Estética; Obra-de-arte; Categorias Lukácsianas; Realismo Estético.
ABSTRACT:
Within his theoretical path that was aimed at defi ning ontology of social being, the Hungarian philosopher Georg Lukács came to defi nitions of an aesthetic theory based on Marxism. Based on the historical and dialectical materialism to analyze the artistic production, large contributions of scientifi c socialism, Lukács studied the evolution of art from the time that it reached its self-consciousness, in other words, man has produced art with conscious, and not as something only utilitarian. The author differentiated the form to refl ect the daily life through the aesthetic in relation to the considerations made by science and as a result of this process, defi ned categories as particularity and specifi city. Mainly through his Theory of Daily Aesthetic Mirroring, formed the Theory of Aesthetic Realism, whose works of authors such as Honoré de Balzac and Stendhal are identifi ed and analyzed as masterpiece, even though the time was not propitious for it.
KEYWORDS: Aesthetics; Masterpiece; Lukács’ Categories; Aesthetics Realism
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