Imagens dialéticas no poema – O navio negreiro de Castro Alves
Resumo
O desenvolvimento do poema O navio negreiro revela a pertinência da interpretação benjaminiana da alegoria como categoria-chave para entender as contradições do mundo. A vivência do choque e da ruptura é o cerne dessa tragédia no mar, em que o poeta reveste as palavras com os contornos das imagens alegóricas. No poema assistimos dançar a serpente, o chicote, as correntes, as bandeiras, o barco nas ondas do mar e a multidão dos escravos. O poeta toma o partido das vítimas da narrativa e mostra as marcas do sofrimento do outro, daquele que é silenciado pela história oficial. Isso é possível porque o olhar do poeta é dialético, é um olhar oblíquo, que reconstrói as coisas sob diferentes ângulos.
Texto completo: PDF
Referências
ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Versión castellana de José Maria Ripalda. Madrid: Taurus Ediciones, 1986.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras escolhidas; v. 3).
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sergio P. Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1).
BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2000.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: cadernos de análise literária. São Paulo: Ática, 1985.
CASTRO, Alves. Obras completas. Edição organizada por Eugênio Gomes. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Trad. Luiz Orlandi. 2. ed. Campinas: Papirus, 1991.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Trad. Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
GULLAR, Ferreira. Barroco: olhar e vertigem. In. NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LIMA, Walter Matias. Notas introdutórias para discutir a história do corpo. Texto apresentado nas aulas da parte flexível nas graduações da UFAL. Maceió: texto digitado, 2004.
MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. Trad. Roberto Leal Ferreira e Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PLATÃO. A república. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
SHAKESPEARE, William. Hamlet, príncipe da Dinamarca. Trad. F. Carlos de Almeida C. Medeiros e Oscar Mendes. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
No Comments