LUKÁCS, BENJAMIN E HABERMAS: CONVERGÊNCIAS E CONFRONTOS
Pela mediação do livro, “Lukács, Benjamin e Habermas: convergências e confrontos”, oferecemos ao público a oportunidade de conhecer um dos itinerários possíveis acerca da possibilidade de convergências e confrontos entre Lukács e dois pensadores conhecidos como pertencentes ao círculo da Escola de Frankfurt.
A atividade aqui perseguida, de aproximação e confronto, nada tem de aleatória, uma vez que partimos da própria estrutura teórica constituída pelos referidos pensadores, que compreendem o cotidiano ou o mundo da vida como espaço privilegiado de ascendência da série dos complexos que envolvem a esfera extraeconômica, tais como consciência de classe, estética, direito, linguagem etc.
No contexto da vasta produção lukacsiana, alinhavamos pontos de conexões e diferenciações entre Lukács e Benjamin, Lukács e Habermas, abordando determinados conteúdos de uma forma específica. Não há outra linha condutora do raciocínio aqui apresentado que não seja a exploração de temas conexos entre os referidos autores. Gostaríamos que ele fosse recebido como um convite à percepção das discussões entre a filosofia de G. Lukács, W. Benjamin e J. Habermas. O objeto de nossa discussão gira em torno da possibilidade de aprofundamento de questões essenciais para uma salutar compreensão dos diferentes complexos que perpassam a realidade social.
Link do Livro: Clique Aqui
No Comments